quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pontos turísticos

Bem, estava em mais uma de minhas andanças pela internet quando encontrei - no youtube - um vídeo sobre Europa. Decidi postar o link - abaixo - para que quem quiser possa vê-lo:
  

O vídeo fala sobre alguns pontos turísticos da Europa e em que países estão. Achei legal postá-lo para que quem não gosta muito de ler textos possa ver um vídeo.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Desafios da Europa

- A ajuda econômica chegou apenas em maio de 2010.Um ano e três meses após o pacote norte-americano.
- 957 bilhões de dólares 321 bilhões só para os mais afetados pela crise.
- A união européia atua com um banco central (único).
- Cortes de empregos para enxugar as finanças (déficit).
- Elevação de impostos nos pii
gs ( Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) foi uma imposição do FMI.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Leste Europeu

O leste europeu é, digamos assim, a América Latina da Europa. 
Com profundos problemas étnicos e sociais o leste europeu implantou tardiamente o capitalismo. É um lugar onde a tecnologia anda junto ao poder de capital.

Tem a a maior extensão territorial das regiões européias e é compostos por países do  antigo bloco comunista. Uniram-se para formar a CEI . É uma região dominada pela Rússia, mas possui outros países importantes que também fazem a divisão entre  Europa e Ásia, junto aos Montes Urais.

Possui extensas planícies e áreas agrícolas. O clima é predominantemente continental temperado no verão e com invernos severos. No leste europeu há também grandes planícies com estepes, - vegetação gramínea: é algo parecido com os pampas gaúchos - e há terra firme que se estende até os Urais.


Paisagem de uma área coberta pela vegetação do tipo estepe.

domingo, 22 de maio de 2011

Imigração


As profundas desigualdades no desenvolvimento entre os países, assim como no interior destes, provocam contínuos fluxos de seres humanos das zonas mais pobres para aquelas onde as condições de vida são melhores. Estas disparidades de desenvolvimento, ao contrário do que seria de esperar, não têm diminuído a nível mundial, mas aumentado. O que se reflete no crescente número de imigrantes clandestinos nos países mais ricos. Este drama é particularmente sentido, na União Européia. Todos os anos milhares de pessoas morrem tentando entrar num dos seus estados membros. Alguns, como Portugal, Espanha ou a Itália, foram até há poucos anos países de emigrantes, onde era hábito a comunicação social criticar as duras condições em que viviam e trabalhavam os seus concidadãos nos países de acolhimento.

Atualmente somos confrontados, nestes e outros Estados, com relatos de situações aviltantes da dignidade destas pessoas, perante a complacência das autoridades públicas e a indiferença de grande parte da comunicação social. O principal argumento apresentado a favor dos imigrantes é frequentemente apenas um: o da sua necessidade imperiosa, face à escassez de mão-de-obra. Só a Europa comunitária necessita de cerca 44 milhões de imigrantes até 2050 para resolver este déficit. Eles são vitais quer para o crescimento econômico, quer para manter o sistema de segurança social. O problema humano destes seres continua, contudo, a ser secundarizado. A principal reivindicação dos imigrantes é muitas vezes, serem simplesmente reconhecidos como pessoas "Nenhum ser humano é ilegal", gritava numa manifestação em Barcelona, um imigrante clandestino.
Imigrantes legais e clandestinos na União Européia
Na União Européia, as leis sobre imigração e asilo político variam muito de país para país, embora a tendência seja para a sua uniformização. A maioria está a estabelecer um sistema de "quotas", assim como a estabelecer um processo de seleção dos imigrantes, nomeadamente através de prestação de "provas" pelos candidatos (conhecimento da língua, da cultura, etc.). A tendência é a crescente criar um sistema seletivo que privilegie a imigração de mão-de-obra qualificada, à semelhança do que faz os EUA ou a Austrália. 
Calcula-se que em 2004 tenham entrado na UE, cerca de 1,4 milhões de imigrantes legais. O número de imigrantes clandestinos é todavia muito elevado e não pára de aumentar, por mais medidas repressivas que sejam tomadas pelos diferentes estados. 
Estima-se que mais de 3 milhões de imigrantes vivam clandestinamente na UE. Entre 800 mil e 1,2 milhões em Espanha, cerca 750 mil na Alemanha, meio milhão em França, 250 mil em Itália e na Holanda, mais de 100 em Portugal. Na Grã-Bretanha o seu número ascende a largas centenas de milhares. A maior parte destes imigrantes é procedente do norte de África, Turquia, Índia, Paquistão, África subsaariana e dos Bálcãs. 
Desde 2001 que na UE os diversos estados tem vindo a reforçar os sistemas de controle à imigração ilegal. 
Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia, têm vindo a denunciar o aumento dos casos de violência racial e de discriminação em todos os países da UE. De acordo com este Observatório, as principais razões para o aumento da xenofobia, devem-se principalmente ao medo do desemprego, insegurança em relação ao futuro, e ao mal estar generalizado sobre as condições sociais e as políticas dos governos.

Europa Nórdica

É composta por cinco países: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
Situada no extremo norte da Europa, os países nórdicos são caracterizados pelo alto padrão de vida e economia estável. 
A Noruega recebeu em 2001 a indicação da ONU (Organização das Nações Unidas) como país de melhor padrão de vida do mundo.


Lá os salários não tem tanta diferença como no Brasil, numa empresa, a pessoa com o melhor cargo ganha apenas 6 vezes mais que a com o "pior" cargo.
As  pessoas lá preocupam-se muito com a educação, dão muita atenção ao ensino das escolas e ao que suas crianças aprendem em casa e na escola. Os nórdicos ajudam seu país a crescer.


Iceland - Islândia (rosa) / Norway - Noruega (laranja) / Sweden - Suécia (amarelo) / Finland - Finlândia (roxo) / Denmark - Dinamarca (verde)

Continente Europeu

 A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.



Informações importantes sobre a Europa:
- A área do continente europeu é de 10.498.000 km².
- A população da Europa é de 744,7 milhões de habitantes (estimativa 2006).
- A moeda mais importante da Europa é o Euro (moeda oficial da União Européia), que circula em 16 países.
- A densidade demográfica da Europa é de 101 habitantes por quilômetro quadrado.
- O nome do continente tem sua origem na mitologia grega, pois Europa era uma mulher muito linda que despertou o interesse de Zeus (deus dos deuses).
- No geral, a economia dos países é bem desenvolvida, sendo que as mais fortes são: Alemanha, Grã-Bretanha,França, Itália e Espanha.
- Existe no continente um forte bloco econômico chamado União Européia (UE), que envolve 27 países. Quinze destes países utilizam uma mesma moeda, o euro. Existem também leis comuns que facilitam a circulação de cidadãos integrantes da UE.
- Em geral, a qualidade de vida dos europeus é muito boa. Os índices sociais estão entre os melhores do mundo. Nos países mais desenvolvidos da Europa (região centro-oeste), o analfabetismo é baixo, a expectativa de vida é alta e a criminalidade é pequena.
- Há, neste continente, cinco grandes penínsulas: Itálica, Ibérica, Jutlândia, Balcânica e Escandinava.
- As ilhas européias mais importantes são: Córsega,Islândia, Ilhas Britânicas, Creta, Sicília e Sardenha.
- O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terreno de formação antiga, predominam as planícies. Encontramos também planaltos de baixas altitudes e cadeias montanhosas desgastadas (Cárpatos, Pirineus, Apeninos e Bálcãs).
- O litoral europeu é muito recortado, facilitando a instalação de portos e a navegação.
- Existem sete tipos de climas na Europa: temperado oceânico, temperado continental, mediterrâneo, subpolar, semi-árido, frio continental e frio de altitude.
- Há vários rios na Europa, sendo que os mais importantes são: Danúbio, Reno, Volga, Douro, Tibre, Tejo, Sena, , Elba, Tamisa e Pó e Ebro.
- Embora grande parte da vegetação européia tenha sido devastada com o passar dos anos, ainda encontramos muitas formações vegetais neste continente. As principais são: Taiga ou Floresta de Coníferas (região norte), Tundra(extremo norte), Floresta Temperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) e Estepes (leste).
- A Europa possui uma fauna bem diversificada. Os animais mais comuns no continente são: rena, urso pardo, raposa, lontra, lebre, javali, lebre, lince, perdizes e faisões.
- A Europa é formada por 49 países: Irlanda, França, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Malta, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Rússia, Belarus, Polônia, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia, Hungria, Romênia,Moldávia, Sérvia, Croácia, Montenegro, Bósnia-Herzgovina,Eslovênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, Espanha, Portugal, Andorra, Liechtenstein, Itália, Grécia, Turquia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Armênia,Letônia, Estônia e Lituânia.
- Línguas mais faladas no continente: russo, francês, alemão inglês, italiano e polaco.
- Luxemburgo é considerado o país mais rico da Europa. A renda per capita neste país é de, aproximadamente, 43 mil dólares por ano. A Moldávia é o mais pobre com uma renda per capita de, aproximadamente, 400 dólares por ano.
Curiosidade:
- Os dois menores países da Europa são: Vaticano (0,4 km2) e Mônaco (1,95 km2).

Postagem de: Francyne Patines

Bascos

O povo basco é uma minoria localizada entre o norte da Espanha e o sudoeste da França. Este povo reivindica  terra, para que Espanha e França cedam território para o povo basco se tornar o País Basco.


Após décadas lutando por esse território, e fracassando pacificamente, o povo Basco criou o grupo terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade). Mas eles não lutavam apenas por território, eles queriam também independência, fugir do domínio frances-espanhol.


O povo Basco - apesar da ocupação romana - continua com uma cultura própria, idioma, suas tradições e luta para que não seja apenas parte da França e da Espanha e, sim, um país pois ele foi um dos primeiros povos do ocidente e continua vivo até hoje.


Bandeira Basca



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mudança de clima na Europa




Os fenômenos climáticos extremos ocorridos nos últimos verões na Europa continental poderão ser cada vez mais frequentes até ao fim do século, indica um estudo publicado na edição desta semana da revista científica britânica Nature.

Paralelamente, segundo os autores suíços deste trabalho, o clima quente e seco dos países ribeirinhos do Mediterrâneo poderá chegar até ao norte da Europa.
Esta evolução poderá ter "um efeito positivo mecânico" no centro e leste da Europa e arrastar estas regiões para um círculo vicioso, com uma maior evaporação do solo e um aumento da humidade libertada pela vegetação devido à subida das temperaturas.
Nas regiões húmidas, o ar quente deverá também contribuir para alimentar o ciclo das precipitações, aumentando o risco de cheias.
Pelo contrário, nas regiões afetadas por um clima mais seco, a humidade do solo e das plantas desaparecerá mais rapidamente, limitando cada vez mais as possibilidades de refrescamento da atmosfera e acentuando as canículas.
Este processo será tanto mais complexo que a própria vegetação sofrerá alterações com o aquecimento climático, com as florestas de folhosas a dar lugar progressivamente a plantas adaptadas a um clima quente e seco, o que afetará as trocas de ar húmido com a atmosfera.
O estudo baseou-se numa modelização informática capaz de prever os efeitos da humidade dos solos num mapa da Europa com uma resolução quase duas vezes superior à dos modelos anteriores, precisou Sónia Seneviratne, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.
Em particular, o trabalho mostra que esta evolução será caracterizada por vagas de calor mais frequentes e confirma também que os fenômenos climáticos - canículas ou cheias - serão muito variáveis de ano para ano.
Vários países europeus foram afetados por cheias catastróficas em 2002 e 2005, enquanto em 2003 o continente foi assolado por uma vaga de calor extremo, responsável por cerca de 35.000 vítimas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O clima da Europa está ficando mais quente contribuindo para secas em alguns lugares e períodos de cheias em outros...
O clima em alguns lugares pode contribuir para a extinção de algumas vegetações e de florestas dando lugar as plantas adaptadas a um clima quente e seco afetando todo o sistema natural.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hidrografia da Europa

A hidrografia da Europa é marcada pela grande quantidade de rios. Apesar da existência de elevadas altitudes, o relevo europeu caracteriza-se por áreas com menos de 200m acima do nível do mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais. As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os Pirenéus e o
Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água. Eles são a nascente de grandes partes dos rios existentes nesse continente.De modo geral, as capitais européias são banhadas por rios importantes, como é o caso dos rios Tamisa (Londres), Sena (Paris), Spree (Berlim) e Danúbio (Viena, Budapeste, Belgrado).

Os rios europeus são historicamente importantes como meio de transporte, o que facilitou o desenvolvimento do comércio e da indústria. Além dos rios, o norte do continente possui importantes lagos, em sua maior parte de origem glacial.O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Rússia, e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria, República Checa, Croácia, Hungria, Sérvia, Romênia, Bulgária e Ucrânia. O rio Volga é o maior rio da Europa. Começa no Lago Ládoga e atravessa de cima a baixo o oeste da Rússia até ao Mar Cáspio.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Regionalizações da Europa

Europa Nórdica: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Itália.


Europa Central: Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Reino Unido, Sam Marino, Suíça e Vaticano.

Península Ibérica: Andorra, Espanha e Portugal.

Leste Europeu: Armênia, Azerbaidjão, Bielorus, Eslováquia, Geórgia, Hungria, Moldávia, polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia e Ucrânia.

Península Das Bálcãs: Albânia, Bósnia Herzegóvinia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Iugoslávia, Macedônia e Turquia (Parte Européia).

Países Bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Clima Europeu

O clima europeu é bem variado. Há, por exemplo, regiões onde, no inverno, é impossível plantar pois o solo congela e quando chega o verão é preciso arar a terra para ela tornar-se plantável outra vez. Isso mais ao norte.




Mas o continente permite a penetração da influência moderadora do Oceano Atlântico.
Há três tipos de climas:
Clima Continental - predomina na Polônia, no leste da Alemanha, nas regiões banhadas pelo Danúbio, na Suécia, Finlandia, países bálticos e nas regiões européias da Rússia.
- Clima Oceânico - que se estende pela faixa ocidental da Noruega até Portugal.
- Clima Mediterrânico - abrange sobretudo o sul da França, a Espanha, Itália e a Grécia.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Eurásia

A Europa é uma península e culturalmente considera-se a Europa como uma região continental, isto é, um continente.




Situada no hemisfério norte, a Europa limita-se ao norte com o oceano glacial Ártico, a oeste com o oceano Atlântico, ao sul com o mar Mediterrâneo e a leste com a Ásia, na encosta dos montes Urais. É cercada por várias grandes ilhas e arquipélagos como Islândia, ilhas Britânicas, Sicília, Sardenha, Córsega, Creta, Malta e Chipre.


Na verdade a Europa não é um continente, e sim, parte da Eurásia.

A Eurásia é a massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia. Pode ser considerada como um continente, ou mesmo um supercontinente composto pelos continentes europeu e asiático, separados pela cordilheira dos Montes Urais. Alguns países como a Rússia e Turquia estão nos dois continentes.

A Europa, portanto, é, na verdade, uma parte da Ásia. As duas, Europa e Ásia, são um mesmo continente: a Eurásia.

A seguir, uma imagem para você entender o que é a Eurásia.