sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mudança de clima na Europa




Os fenômenos climáticos extremos ocorridos nos últimos verões na Europa continental poderão ser cada vez mais frequentes até ao fim do século, indica um estudo publicado na edição desta semana da revista científica britânica Nature.

Paralelamente, segundo os autores suíços deste trabalho, o clima quente e seco dos países ribeirinhos do Mediterrâneo poderá chegar até ao norte da Europa.
Esta evolução poderá ter "um efeito positivo mecânico" no centro e leste da Europa e arrastar estas regiões para um círculo vicioso, com uma maior evaporação do solo e um aumento da humidade libertada pela vegetação devido à subida das temperaturas.
Nas regiões húmidas, o ar quente deverá também contribuir para alimentar o ciclo das precipitações, aumentando o risco de cheias.
Pelo contrário, nas regiões afetadas por um clima mais seco, a humidade do solo e das plantas desaparecerá mais rapidamente, limitando cada vez mais as possibilidades de refrescamento da atmosfera e acentuando as canículas.
Este processo será tanto mais complexo que a própria vegetação sofrerá alterações com o aquecimento climático, com as florestas de folhosas a dar lugar progressivamente a plantas adaptadas a um clima quente e seco, o que afetará as trocas de ar húmido com a atmosfera.
O estudo baseou-se numa modelização informática capaz de prever os efeitos da humidade dos solos num mapa da Europa com uma resolução quase duas vezes superior à dos modelos anteriores, precisou Sónia Seneviratne, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.
Em particular, o trabalho mostra que esta evolução será caracterizada por vagas de calor mais frequentes e confirma também que os fenômenos climáticos - canículas ou cheias - serão muito variáveis de ano para ano.
Vários países europeus foram afetados por cheias catastróficas em 2002 e 2005, enquanto em 2003 o continente foi assolado por uma vaga de calor extremo, responsável por cerca de 35.000 vítimas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O clima da Europa está ficando mais quente contribuindo para secas em alguns lugares e períodos de cheias em outros...
O clima em alguns lugares pode contribuir para a extinção de algumas vegetações e de florestas dando lugar as plantas adaptadas a um clima quente e seco afetando todo o sistema natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário