Ásia

Ásia, maior continente do mundo, tem cerca de 44,5 milhões de km2. Seus pontos extremos no eixo leste-oeste são, ao leste, o estreito de Bering, e ao oeste a cadeia do Cáucaso e os montes Urais que o separam da Europa, além dos mares Cáspio, Egeu, Negro e Mediterrâneo. Ao norte, a Ásia é banhada pelo oceano Glacial Ártico e ao sul pelos oceanos Índico e Pacífico. As terras da Ásia estão compreendidas entre as zonas tropical, subtropical, temperada e polar. Por sua imensa extensão no sentido longitudinal, a Ásia apresenta enormes diferenças de fuso horário em seu território. Os altos planaltos asiáticos compreendem as maiores altitudes do mundo: localizados na zona central da Ásia, os do Tibete, por exemplo, apresentam altitude máxima em cerca de 5.000 metros.
Esse planalto é cercado de um cinturão de cadeias montanhosas como o Himalaia, que contorna o Tibete, apresentando altitude máxima de 8.840 metros, no monte Everest. O Himalaia apresenta cerca de 3.000 quilômetros em sua extensão. Acredita-se que o território correspondente à Índia, outrora separado do restante da Ásia, aproximou-se da área continental, ocorrendo um choque que teria resultado nos dobramentos terciários de que o Himalaia é formado.
A Ásia pode ser dividida em grandes áreas geográfico-culturais: Ásia Central, Caúcaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.