terça-feira, 29 de novembro de 2011

População Africana (etnias)

A África é um continente rico em etnias, possui centenas, algumas abrigam milhões de pessoas, outras alguns poucos milhares.

Alguns países possuem mais de 20 diferentes grupos étnicos. Todas as tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.

Na época em que a África estava sendo dividida pelos europeus várias tribos foram colocadas juntas num mesmo país, o que resultou em muitos conflitos porque estes povos tinham culturas diferentes, crenças diferentes... Isso trouxe muita guerra e fome para a África.


A divisão política atual do continente africano é resultado do Imperialismo europeu do século XIX, que buscava novas fontes de energia e matérias-primas e também novos mercados consumidores para seus produtos industrializados. Porém, a verdadeira África seria como o mapa abaixo:




Mas ela está assim:

Mapa politico da áfrica


A população africana é constituída predominantemente pelos negros, mas um terço do total é de brancos, que se concentram, principalmente, na porção setentrional.

A população branca é formada em sua grande maioria por povos islâmicos, ou muçulmanos, predominantemente, de língua árabe.

No Norte do continente habitam os árabes, os egípcios, os berberes e os tuaregues (sendo que esse dois últimos são os que praticam o comércio transaarino). No centro-sul, ao contrário, habitam mais de 800 etnias negras africanas. 

Os negros concentram-se principalmente ao sul do Saara, apresentam uma grande diversidade de povos, línguas (mais de cem) e religiões.

Os negros no continente africano dividem-se nos seguintes grupos:

  • bantos - os mais numerosos e que ocupam a maior parte da região equatorial (bacia da Congo), a região dos grandes lagos e parte da Namíbia, Botsuana e África do Sul;
  • sudaneses - situados principalmente na porção ocidental; 
  • hotentones - em maior número na África do Sul, Namíbia e Botsuana;
  • nilóticos - habitantes da região do alto curso do rio Nilo (destacam-se por sua grande estatura);
  • bosquímanos - ocupantes das estepes situadas às margens do deserto do Kalahari;
  • pigmeus - habitantes da floresta equatorial.

Além desses povos, há ainda os brancos de origem européia, concentrados principalmente na África do Sul, destacando-se os anglo-saxões (ingleses) e os bôeres. Os bôeres são os descendentes dos colonos à  África do Sul nos séculos XVII e XVIII. Eles falam dialeto derivado do holandês: o africâner.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Ser diferente é o que te torna único!


Fontes:
Livro: Geografia - Homem & Espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário